quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 razões para sua empresa investir em marketing

1. De cada 100 empresas abertas no país, apenas cinco festejam o quinto aniversário.
O índice de mortalidade empresarial do Brasil é um dos maiores do mundo. Infelizmente, para abrir uma empresa é necessário apenas carteira de identidade e CPF. Para uma empresa sobreviver num mercado supercompetitivo, ela precisa de investimentos necessários para manter-se atualizada e competitiva. Investir em ações de marketing é o único meio para uma empresa prosperar nesse ambiente.

2. Custa muito mais caro conquistar novos clientes do que manter os atuais.
Pesquisas americanas provam que custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que manter um atual. Investindo em marketing
a empresa fideliza seus clientes e evita o alto custo dos novos clientes.
3. Clientes satisfeitos estão dispostos a pagar mais pelos produtos e serviços.
Também está provado por meio de pesquisas que clientes satisfeitos não se incomodam em pagar um pouco a mais pelos produtos e serviços oferecidos pelas empresas que investem em sua satisfação.
4. Marcas fortes dificultam a entrada de novos concorrentes.
Quando uma empresa investe em marketing ela está solidificando sua marca no mercado. Marcas fortes tendem a dificultar a entrada
de novos concorrentes no mercado devido ao sólido posicionamento estabelecido na mente dos consumidores. Por exemplo: pense numa marca de refrigerante, de cerveja, de máquina fotocopiadora, de canetas descartáveis. O que lhe veio imediatamente à mente? Coca-Cola, Brahma, Xerox, Bic? Provavelmente.
5. A mídia de massa está cada vez mais além das possibilidades das pequenas e médias empresas.
É notório o poder quase mágico de se anunciar na telinha da Rede Globo ou numa Veja. Todavia, grandes campanhas em mídia de
massa estão cada vez mais distantes das possibilidades financeiras de pequenas e médias empresas. Resta-lhes o investimento em outras ferramentas para chegar até seu público-alvo.
6. Aumento do faturamento por cliente.
Estando satisfeitos com o trabalho de sua empresa, é muito provável que seus clientes passem a comprar-lhe mais produtos e serviços. A extensão de linha é uma ferramenta de marketing que busca oferecer mais produtos e serviços para os atuais clientes, evitando grandes gastos com a conquista de novos.
7. Surgimento de clientes propagandistas.Uma das maiores vantagens em satisfazer e fidelizar clientes é que estes acabam por fazer propaganda para sua marca totalmente de graça. E seu poder de persuasão é maior do que qualquer boa propaganda.
8. Facilidade de estabelecimento de parcerias fortes.
Dispondo de marcas conhecidas, sua empresa terá maior facilidade em estabelecer fortes parcerias comerciais, diluindo os investimentos de marketing. Outro grande benefício do estabelecimento de parcerias com marcas conhecidas é a agregação de valor da marca da parceira à marca de sua empresa.
9. Diminuição de investimentos em publicidade
Sendo sua marca conhecida em seu público-alvo e com uma clientela fidelizada, sua empresa pode se dar ao luxo de diminuir investimentos em publicidade, podendo ficar abaixo da média do setor onde atua.
10. Aumento das margens de lucros.
Finalmente, a melhor parte para você, empresário. Fidelizando os clientes de sua empresa, ela terá a possibilidade de cobrar preços acima do estipulado pelo mercado e não alocará recursos para correr atrás de clientes da concorrência, conseguindo aumentar substancialmente as margens de lucro. Diga-se de passagem, a única garantia para comemorar muitos anos de vida empresarial.


Por Sady Bordin

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