domingo, 29 de janeiro de 2012

Técnicas de Vendas


Hoje em dia podemos sitar varias técnicas de vendas, apresentaremos uma técnica usada e descrita pelo consultor de venadas(Mercado Automotivo) João Paulo Prado.

APONTE

A:
Abordagem padrão;
Chega ao cliente se identifica, comprimente dando um bom dia(...), tente criar uma empatia, após verifique qual o carro e modelo que ele procura.

P:
Pesquise o Cliente;
Pergunte se é para família, se tem filhos, se para uso próprio  ou  empresa, se houver dúvida em relação ao modelo após estes questionario você poderá oferecer a ele se tiver família uma carro sedan, se sozinho um hatch...

O:
Ofereça e faça uma demostração envolvente;
Após a conversar e uma vez determinado o modelo, peça ao cliente andar com o carro fazer um best driver com ele, onde terá oportunidade de mostrar todas as vantagens e acessórios que o carro pode oferecer, feito isto leve até a mesa para apresentar as proposta e condições, caso tenha objeções em relação ao carro procurar tirar e demonstrar os pontos positivos e porque ele esta comprando com voce e não com concorrente da mesma marca ou de outras marcas do mesmo segmento de carro.
Tente levar a negociação em um meio de descontração, porque assim nem você se sente pressionado de perder a venda e nem o cliente vai se sentir pressionado achando que voce vai lhe vender um mal produto, logico que o objetivo e poder efetuar a venda de um modo que fique bom para ambas as partes.

N:
Negocie e neutralize objeções;
Como citado à cima o objetivo e vender seu produto, neste caso o carro,neste momento verifique se há carro na troca, se vai querer financiar todo o carro, se vai dar parte à vista ou o carro como entrada, se total à vista, caso o problema seja parcela tente negociar a melhores condições de parcelas em que caberá em seu bolso, sendo à vista verifique o quanto será necessário para o fechamento da venda, lembrando que o ideal é que sempre fique boa a negociação para as duas partes.

T:
Tome iniciativa;
Frise a importância do carro, seu beneficios e comodidade, temos que ser persuasivo na vendas, se couber no momento fale que em nenhum outro lugar encontrará uma negociação desta forma, sendo um carro seminovo comente que não há nenhum outro igual, obtenha qual a melhor forma e condições ficaria boa para o cliente, tente obter a proposta, se disponha a ver o que é necessário para o fechamento da venda, logico que não obterá resultados das vendas com todos os clientes, uma vez indo para sua casa para pensar ligue demonstre sua preocupação em poder ajuda_lo e verificar o que precisa para ele voltar a loja, em caso de pesquisa do cliente peça a ele para trazer sua proposta do concorrente, fale que tendo o mesmo carro podemos cobrir a negociação, as vezes ocorre também da diferença de valores de uma loja para outra ser pequena e a pessoa comprar com vc só pelo seu atendimento, mas a intenção é estando na loja não perca a oportunidade de poder vender ao cliente naquele momento e uma vez fechada a venda é ofereça seu acessórios que ainda pode não vir no carro de acordo com modelo escolhido, outro serviços também oferecidos pela loja enfim tente agregar sua venda e ofertar comodidade ao cliente com os acessórios e produtos e serviços ofertados.

E:
Estendendo relações;
Uma vez vendido o carro, seu cliente pode se tornar seu melhor vendedor pelo fato de indicarem vc a outros amigos e familiares, então sempre que puder ligue chameo para tomar um café contigo, enfim encurte a distancia entre vc e seu cliente que pode também tornasse seu amigo e estenda relações...

Este método é usado em muitas empresas no setor comercial .

Certamente que muitas pessoas inconscientemente acabam por usarem esse método, mas uma vez entendendo pode maximizar suas chances de ter sussesso nas vendas.

João Paulo Prado é graduado em Administração de Empresas,trabalha no ramo comercial a aproximadamente 8 anos e atualmente é consultor de vendas do Grupo Servopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário